SENAI capacita profissionais de TI da Seplan para trabalhar com MikroTik

Profissionais irão implantar sistema operacional MikroTik para melhorar serviço do Floresta Digital.

Colaboradores da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) passaram por um treinamento na Escola SENAI Cel. Auton Furtado, a fim de obter certificação profissional no sistema operacional Mikro Tik RouterOS. Em outras palavras, o grupo terá expertise necessária para lidar com o equipamento, que será instalado em vários pontos estratégicos da rede do serviço público de acesso grátis à internet, Floresta Digital.

Senai capacita colaboradores (Foto: Reprodução)

Senai capacita colaboradores (Foto: Reprodução)

De acordo com o diretor da DTIC, Silmar Oliveira, o SENAI/AC oferta soluções e expertise na área. Assim, a parceria foi uma escolha natural. “Esse curso é inédito no Estado. Para que o projeto do Floresta Digital tivesse continuidade e uma qualidade satisfatória, adquirimos 150 desses equipamentos para serem instalados em pontos estratégicos da rede, mas nossa equipe não tinha treinamento necessário para lidar com eles. Assim, conversando com o diretor do SENAI, César Dotto, e o diretor da Escola, Mozani Mariano, decidimos realizar este curso para capacitar o grupo”, informou.

“Muitos dos alunos que estão participando, já vêm se aperfeiçoando em outros cursos da área de TI aqui conosco”, revela Cleoney Dotto, coordenador da área na Escola SENAI.

Segundo o instrutor Leonardo Cedro, da empresa Lancore Network, o Mikro Tik é uma ferramenta nova, voltada para a internet, que tem objetivo de trazer simplicidade e velocidade para quem trabalha neste campo. “É uma ferramenta mais atraente por possuir ótimo custo-benefício. Porém, o treinamento não é fácil, é mais denso e exige que o aluno tenha base no assunto”, explicou.

Assim, a capacitação ocorre em dois módulos – Certificação MTCNA (Mikro Tik Certified Network Associate), com carga horária de 24 horas, e Certificação MTCRE (Mikro Tik Certified Routing Engineer), com carga horária de 16 horas – com duas turmas já garantidas. A ideia é preparar os participantes para melhores práticas de projetos como roteador e firewall em redes corporativas ou provedores de acesso à internet, e de engenharia de roteamento, utilizando o sistema Mikro Tik RoutersOS.

Com informações do SENAI/AC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *