Movimento Software Livre realiza oficinas de Rádio Web e Servidores Livres

Na medida em que a internet banda larga cresce no Brasil, as Rádios Livres ou web-rádios vão ficando ainda mais interessantes, seja como meio ou plataforma de difusão da comunicação e da cultura. A facilidade para ter uma web-rádio é grande. Um computador conectado internet e o seu áudio estará na rede para o mundo inteiro.

E para manter a web-rádio no ar, são necessários servidores, que também podem ser feitos em plataformas livres, usando softwares livres, gratuitos, principalmente aqueles baseados no sistema Linux. Pensando nisso, o Movimento Software Livre realiza novas oficinas, após o sucesso do Flisol, sobre Rádio e Servidores Livres.

Oficinas gratuitas serão realizadas no Teatro Barracão (Imagem: Divulgação)

Oficinas gratuitas serão realizadas no Teatro Barracão (Imagem: Divulgação)

A primeira etapa das oficinas (Rádio e Comunicação) será realizada nos dias 13 e 14 de agosto, enquanto a segunda etapa (Sevidores Livres vs. Comércio ) acontece nos dias 16 e 17. As oficinas são abertas e gratuitas, para maiores de 16 anos, que tenham interesse em aprender sobre novas formas de comunicação livre e serão realizadas no Teatro Barracão – Sobral.

“Nessa primeira oficina iremos trabalhar as Rádios Livres tanto de forma teórica, quanto prática. Iremos montar um servidor de Rádio Livre na internet, tudo através de ferramentas livres, sem nenhum programa pago”, destacou o assessor do governo, Carlos Alberto Araújo. A segunda etapa das oficinas irá trabalhar o assunto dos servidores livres e como usá-los para colocar uma rádio na rede.

PALESTRANTE – O treinamento será feito por Fernão Lopes, ativista de software livre, direto de São Paulo. Serão disponibilizadas 45 vagas para a comunidade, sendo 20 para a oficina de “Rádio e Comunicação” e 25 para “Sevidores Livres vs. Comércio”.

“Nosso trabalho na Secom/Fundac tem ido além do papel de comunicação institucional. Queremos nos aproximar e dialogar cada vez mais com a comunidade e, apoiar esse tipo de atividade é uma grande oportunidade. O governador Tião Viana e o secretário Leonildo Rosas acreditam e incentivam esse tipo de ação”, comenta a secretária Adjunta de Comunicação, Andréa Zílio.

O evento tem o apoio da Secretaria de Estado de Comunicação, Fundação Aldeia de Comunicação, Diretoria de Tecnologia da Informação e da Fundação Elias Mansour.

INSCRIÇÕES – Para realizar sua inscrição preencha o formulário disponível, aqui. Saiba mais também pela página do Movimento no facebook.

Curta o AcreTI e saiba mais: www.facebook.com/AcreTI

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *