No Acre, mais de 2 mil tablets são entregues aos Professores

Professores do Acre recebem mais de 02 mil tablets.

Para oferecer aos professores novas ferramentas tecnológicas e melhorar a elaboração dos conteúdos das aulas, todos os professores da rede pública do Acre que atuam no ensino médio estão recebendo tablets do governo do Estado. A entrega dos tablets faz parte do Programa Educação Digital e os recursos são provenientes do Plano de Ações Articuladas (PAR) totalizando R$ 857 mil.

Em todo o Estado, foram entregues 2.411 tablets equipados com conteúdos educacionais, aplicativos de comunicação e interação, portais educacionais do Ministério da Educação, publicações especializadas, ferramentas de edição de imagens e outros. Além dos aplicativos educacionais podem ser utilizados para acessar a internet.

Mais de 2 mil tablets foram entregues para os professores do ensino médio no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Mais de 2 mil tablets foram entregues para os professores (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Os primeiros equipamentos foram entregues para os professores da rede estadual, lotados no ensino médio, em Cruzeiro do Sul, com a entrega de 272 tablets para os professores no inicio do mês de agosto.

No jordão, os 18 professores que lecionam para o ensino médio receberam tablets com conteúdo pedagógico.  Em Santa Rosa, foi anunciada a entrega de 16 tablets. Assis Brasil, Capixaba, Senador Guiomard, Porto Acre também receberam os equipamentos.

Na manhã do último dia 21,  foram entregues 1.113 equipamentos para os educadores de Rio Branco, capital do Acre.

“No meu tempo não havia tecnologia disponível além do rádio, depois chegou a televisão. O que quero dizer a vocês é que os sonhos e a determinação em realizá-los é o que muda o destino. Eu não tive os recursos que vocês têm hoje, e lutei para me tornar médico e professor. A educação é nosso maior bem”, incentivou o governador do Estado Acre, Tião Viana.

Tião Viana disse ainda que 4 horas de navegação bem dirigida na internet podem equivaler a 1 mês inteiro de aulas tradicionais. “Mas há valores que só os professores podem passar, que é a cidadania, o respeito ao próximo, a dignidade, o caráter, o voluntariado, o companheirismo. Essa é a missão a ser construída por vocês nas salas de aula”, disse.

Professores receberam tablets das mãos do Governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Professores receberam tablets das mãos do Governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Inclusão digital no Acre

A inclusão digital no Estado tem como exemplo, o programa Floresta Digital, distribuição de netbooks para os alunos do ensino médio em 2011 e atualmente a entrega de tablets como parte do programa Educação Digital, que tem como objetivo instrumentalizar e formar professores e gestores das escolas públicas brasileiras para o uso interativo das tecnologias de inclusão digital no processo de ensino-aprendizagem.

“Com o acesso aos tablets, os professores certamente poderão preparar conteúdos muito melhores, terão acesso a milhares de aulas que são compartilhadas e a um banco de dados nacional preparado para facilitar essa relação do professor com o aluno no universo digital. Esses equipamentos vão possibilitar que os professores estejam mais bem preparados”, observou o senador Aníbal Diniz.

Segundo o secretário de Educação, Daniel Zen, os professores terão mais condições de preparar as aulas e não ficarão de fora no processo da evolução tecnológica, das novas ferramentas. Os professores que receberem os tablets assinaram um termo se responsabilizando pelo equipamento e terão o CPF vinculado.

Para a professora Jacimara de Sousa Araújo, a educação do Acre vive um novo momento. “Os professores também são responsáveis por repassar conteúdos atualizados e inseridos com as novas tecnologias. Nossos alunos hoje são inseridos num mundo globalizado. Os tablets representam mais um desafio e aprendizado para os professores da rede pública de ensino”, declarou a professora.

Em todo Estado mais de 02 mil tablets entregues (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em todo Estado mais de 02 mil tablets entregues (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Com informações da Agência de Notícias do Acre.

– Leia também: Professores de Roraima recebem mais de mil tablets educacionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *