sasi_2012_palestra

SASI 2012 – Resumo das Palestras: Trilhando Caminho na IBM e Fazendo um mundo mais inteligente: Projeto do Governo do Acre

Veja um resumo das Palestras Trilhando Caminho da IBM e Fazendo um mundo mais inteligente: Projeto do Governo do Acre no Simpósio Acreano de Sistemas de Informação

A primeira palestra da terceira noite do II Simpósio Acreano de Sistemas de Informação, Trilhando Caminho na Big Blue (IBM), com Rafael Osório – Arquiteto de Soluções Colaborativas da IBM na América Latina -, tinha por objetivo mostrar como fazer para trabalhar na IBM.

Rafael Osório iniciou sua palestra falando sobre sua formação na IME-RJ e sobre os seus primeiros passos rumo a IBM, a antiga empresa de moer carne, destacando sua participação, com seu projeto de final de curso, na Competição da IEEE: CSIDC, com o desenvolvimento de Softwares pra Defesa Civil, na qual classificou-se para a fase mundial entre os 10 melhores projetos.

Após ser campeão da edição de 2004 da competição: Imagine Cup, promovida pela concorrente Microsoft (até então ele não tinha vinculo com a IBM), e ter sido reconhecido pela sua dedicação, ele topa o convite de um contrato com a IBM para trabalhar em uma empresa parceira até que houvesse a vaga na empresa, já que existe um sério e exigente processo com o departamento de RH da própria IBM para iniciar uma carreira na multinacional.

Conheça e Inscreva-se no programa de Estágio da IBM em: http://www.ibm.com/br/estagio/

A IBM que tinha seu escritório somente nos EUA, abriu sua primeira filial fora do país aqui no Brasil.

Apesar da gigante IBM não ter acreditado no PC, tempos atrás quando Bill Gates queria fazer uma parceria (assista o Filme Piratas do Vale do Silício para entender a história), hoje os produtos da empresa são focados para empresas de pequeno, médio e grande porte, diferente de Apple, Google que tem seus produtos  e serviços focado no usuário final.

Segundo Osório, a IBM tem um formato de carreira em Y, onde em uma ponta existe a Carreira Técnica e do outro lado a Carreira Gerencial. “Não é preciso ser um gerente para ser bem sucedido na IBM”, afirma. Ou seja, você escolhe que tipo carreira você quer seguir conforme suas habilidades e pode ter sucesso na empresa.

Líder de patente desde 2006, com mais de  3.000 patentes, a IBM Brasil é estruturada em diversas áreas: Hadware (focado no mercado de servidores), Softwares, Serviços, Consultoria, Laboratório e até um Banco – denominado Banco IBM, no qual financia projetos.

Rafael Osório, em 2008, já trabalhando como arquiteto de soluções da IBM na América Latina, chegou ao Acre para implementar uma solução de Portal para o Governo Estadual (Tema da segunda palestra da noite no SASI 2012)

Conheça também a Iniciativa Acadêmica IBM para educadores e alunos:  http://www.ibm.com/academicinitiative/

“Um evento de tecnologia como este que acontece anualmente, com certeza, abre novas oportunidades e amplia nossa visão sobre o mercado de TI e nos mostra as oportunidades que podemos ter”, comentou um dos participantes da Palestra no Simpósio.

Na segunda Palestra da noite – Fazendo um mundo mais inteligente: Projeto Governo do Acre, com o Rafael Osório e Andre Gasparini -, Rafael inicia falando sobre os principais projetos no Acre e todo o processo inicial.

Antes de tudo, segundo ele, foi necessário realizar um estudo detalhado sobre as situações existentes, fazer um levantamento de requisitos e analisar a problemática, para que o projeto iniciasse o seu desenvolvimento focado no cidadão e no funcionário.

Portal da Defensoria Pública (Imagem: Blog Floresta Digital)

O Projeto Fábrica de Portais foi um dos projetos implementado com o objetivo de interligar todos os portais do governo do Estado do Acre, esta solução inédita, foi pensada após estudos e levantamentos de problemas, como: o tempo de desenvolvimento de um portal para uma secretaria (uns 3 meses), a segurança destes portais e a administração dos portais do governo, e ainda, a reprodução do conteúdo em diversos portais.

Através do Web Content Manager System da IBM, foi possível implementar essa solução que diminuiu a criação do tempo de desenvolvimento dos portais para 2 dias, facilitou a administração e melhorou a segurança destes portais.

O Projeto do Portal de Processos da OCA explicado por Osório, já foi apresentado nos EUA durante um evento mundial da IBM, fala sobre todo o planejamento e  funcionamento do Portal de processos da OCA. Um Projeto único no mundo e exclusivo do Estado do Acre, buscou ter uma base única de cadastro do cidadão e fazer com que as pessoas podessem através de uma única senha utilizar vários serviços (possivel através do balcão multiserviços). Além de ter que agregar todos os sistemas em um único serviço, a equipe de TI do Acre junto com especialistas desenvolveram um sistema único em utilização no Acre que tem mais de  92% de aprovação da população do Acre.

Com vários projetos em andamento e grandes projetos futuros de longo prazo do Governo do Acre para melhoria do Cidadão, Osório afirmou que pretende “ter aqui no Acre o maior pólo de tecnologia da Região Norte e quem sabe do Brasil“. Com o mercado em aberto e a falta de profissionais que possam gerenciar e dar suporte as ferramentas da IBM, as Palestras agitaram os presentes com perguntas que dão o primeiro passo para um mercado crescente de TI no Estado e região.

Veja também no Blog do Floresta Digital sobre a Fábrica de Portais na Conferência Mundial da IBM nos Estados Unidos

Saiba mais sobre o SASI 2012 em AcreTI.net/SASI

Uma ideia sobre “SASI 2012 – Resumo das Palestras: Trilhando Caminho na IBM e Fazendo um mundo mais inteligente: Projeto do Governo do Acre

  1. Pingback: SASI 2013 acontece em setembro | Acre Tecnologia da Informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *